terça-feira, 24 de abril de 2018

Ordem e Processos versus Resolução nº 46 da Anvisa


Y

Para quem está acompanhando o assunto - Resolução nº 46 da Anvisa, saberá que a Lei nº 9.782/99 é fruto de uma medida provisória e que a Constituição Federal não admite que uma autarquia federal seja criada por meio deste tipo de expediente.

Estava lendo uma mensagem eletrônica de uma consultoria de investimentos e me deparei com a seguinte frase:

¨É sempre assim quando o Governo deseja aprovar rápido algo que vai contra o interesse da população. Eles nem discutem no Congresso.
O comandante máximo simplesmente assina uma Medida “Provisória” e pronto, está feito¨.
Pois é
Pronto! Está criada a Anvisa em desrespeito da Carta da República.
A Anvisa foi criada por meio de uma canetada do Presidente FHC e o Congresso nem discutiu a inconstitucionalidade de tal medida (CF, Artigo 37).
Em seguida me recordei de uma regra de vendas, a de que o ¨bom vendedor¨, primeiro, cria uma situação drástica, bombástica, um verdadeiro drama, pânico e, na sequência, oferece a solução: o seu produto.
¨2. Criar problemas e depois oferecer soluções


Este método também é chamado “problema-reação-solução“. Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja aceitar.
Por exemplo: Deixar que se desenvolva ou que se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas desfavoráveis à liberdade.
Ou também: Criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos. (qualquer semelhança com a atual situação do Brasil não é mera coincidência).
Este post PORQUE A GRANDE MÍDIA ESCONDE DE VOCÊ AS NOTÍCIAS BOAS? retrata bem porque focar nos problemas é interessante para grande mídia¨.
O lema da bandeira do Brasil mostra bem esta manipulação.
Primeiro a canetada do comandante máximo do País.
Depois a suposta solução.

Que vença o melhor jurista!

Mas, para vencer, tem que se especializar em processo legislativo, conhecer bem a estrutura do Congresso Nacional, do Superior Tribunal de Justiça, do Supremo Tribunal Federal, e .... Istoé Brasi!
Primeiro, o bom vendedor afirma: ¨Que horror! Sua casa está cheia de bactérias!¨
Na sequência, afirma: ¨Higienize com álcool! Sua família estará livre de vermes e sujeira!¨
Vou te dar uma dica.

Depois das queimaduras, da possibilidade de compra de etanol nos postos de abastecimento, talvez seja mais lucrativo vender álcool na graduação 46º.

Assista a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Deixe registrada sua postura sobre o tema através de um comentário