segunda-feira, 19 de março de 2018

Anvisa: o fósforo e a vela estão proibidos?


Y

O fósforo é essencial para a produção do fogo!

O álcool líquido 96º não pega fogo sem o fósforo.

Mas, segundo a Revista Brasileira de Queimadas no estudo ¨Análise das causas de morte em uma unidade de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de janeiro de 1991 a dezembro de 2012¨, a causa das queimaduras é só do álcool, não é do fósforo.


Vamos destacar, deste estudo, as seguintes frases:

 ¨Além disso, a negligência dos adultos contribui para o acontecimento dos acidentes¨.

(...)

¨Este produto inflamável, de livre comercialização no Brasil, na forma líquida, é utilizado, entre outros, para limpeza e para facilitar a combustão de lenha ou carvão, e, normalmente, alocado em locais de fácil acesso, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes com crianças e adolescentes¨.

A fabricante do produto alerta em sua garrafa que o produto é um limpador, que não deve ser derramado sobre o fogo e que deve ser mantido longe de crianças e animais.

Evidente que os adultos é que adotam atitudes, perante crianças, inapropriadas, além de facilitar o acesso destas ao produto e a fósforos.

O fósforo está proibido?

Vale neste post relembrar um episódio da infância.

Tenho cura! Ou loucura?!
Minha irmã mais velha era muito caprichosa e tinha um armário cheio de roupas que ela própria costurava. Criava tantos modelos que poderia ser uma estilista. Todos queriam ter acesso a estas roupas. Era uma briga entre as irmãs mais velhas que não costuravam! Então, o armário ficava fechado a sete chaves.

E, em uma bela manhã, o meu irmão mais novo resolveu entrar dentro do armário (para fazer o quê ... ninguém sabia). Conseguiu abrir o armário e nele entrou com uma caixinha de fósforo e uma vela. É que dentro do armário, com a porta fechada, ficava muito escuro. Ele tinha espírito investigativo! Acendeu a vela para examinar o conteúdo do proibido armário.

Ops! ... a chama que a vela produzia encostou em um determinado tecido e ... fogo!

Ao invés da criança avisar que o armário estava pegando fogo (mãe! botei fogo nas roupas da Sônia!), fechou a porta e o fogo se alastrou por todos os demais modelos que estavam pendurados... uma verdadeira tragédia para os modelitos da minha irmã!

Só percebemos que o armário (quase a casa inteira!) estava pegando fogo porque uma vizinha tocou a campainha e alertou que estava saindo fumaça pela janela... afff! afff! 

Corre! Corre! Vários baldes de água dentro do armário! Para não se alastrar no cascolac!

Ninguém se queimou!

O bombeiro não foi acionado ... todos nós subíamos as escadas com um baldinho cheio d`água para jogar dentro do armário!

Até descobrirem quem quase incendiou a casa inteira ... fomos colocados todos lado a lado e submetidos ao Tribunal da Inquisição Domiciliar.

Ninguém dedurou o incendiário.

Uma ética infantil que o meu pai nos ensinou: não seja dedo duro!

O próprio incendiário confessou o crime quando minha mãe condenou a todos nós a ficarmos dentro de casa sem poder brincar com nossos amigos durante um mês. Tinhamos um código de travessuras. O criminoso confessaria quando todos fossemos condenados sem culpa!

Porém, os responsáveis pelas lindas crianças, que viviam praticando inúmeras artes, não se auto puniram. É que meu irmãozinho teve fácil acesso a uma caixinha de fósforo que sempre ficava do lado do fogão e a uma vela. Ele sabia que o fósforo produzia fogo e a vela luz! E entrou dentro do armário munido dos acessórios.

Horas depois, meu irmão contou porque ele entrou dentro do armário com uma caixa de fósforo e uma vela ... mas eu não me recordo o motivo. Acho que porque quando ele fechava a porta ficava tudo escuro lá dentro e ele queria enxergar o conteúdo do proibido compartimento. Quem sabe lá na frente eu me lembre melhor a razão!

Ah! minha mãezinha nos ensinou a omitir este episódio de meu pai... para que não fossemos punidos com o seu chicote (cinto!). Huuuum .... acho que para ela não ser também incriminada e ficar sem a mesada no fim do mês!

Ela também nos ensinava a mentir quando algum vendedor tocava a campainha (diga que eu não estou!) e a investigar os bolsos das calças do meu pai...

Bem, ... não deduramos a nossa mãe, mas, ela própria dedurou o meu irmão quando teve de explicar a razão pela qual o cascolac do quarto estava meio que, .... digamos ... danificado!

Vamos ensinar às crianças o que era o Tribunal de Inquisição?

https://www.youtube.com/watch?v=Nr4sfkC54Q0

Muita gente morreu queimada por ordem da Igreja.

O que é uma caixa de fósforo?

Uma vela?

Um litro de álcool?

Expliquem para as crianças que um caixa de fósforo, uma vela, um litro de álcool e .... pode ser perigoso para ela própria e para milhares de empregados que foram demitidos pelas indústrias por causa de uma travessura.

Ops! Pirâmide de Kelsen (ou maçonaria?!?!?!) na área!!!

São Tomé das Letras, Minas Gerais!

Posso cantar?

Esta postagem estava programada.

Estarei viva no momento desta publicação?


Nenhum comentário:

Deixe registrada sua postura sobre o tema através de um comentário