sexta-feira, 29 de abril de 2011

| TUDO VAI VIRAR BOSTA DE MINHOCA EM ITANHAÉM, SP | SORRIA! A MERDA DO TEU CÃO E GATO É DINHEIRO! |


Depois de ter sido expulsa de um grupo de proteção animal pelo post SORRIA! A MERDA DO TEU CÃO E GATO É DINHEIRO! enviado para a lista, me deparo com as notícias de Itanhaém.
Numa bela tarde, parei meu triciclo e ajudei um certo diretor de uma associação da cidade a recolher a sua grama. Durante o recolhimento da grama, contei-lhe que queria o produto para dar de comer para as seiscentas minhocas que tinha no jardim. Certamente, com esta última enchente, morreram afogadas...

Instalação de usina de compostagem pode resolver a questão do lixo em Itanhaém

Na última segunda-feira (25) a equipe da empresa Planeta Azul, de Portugal, esteve na cidade de Itanhaém para apresentar ao prefeito João Carlos Forssell e funcionários da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente detalhes sobre resíduos sólidos.

Na ocasião, a empresa explicou a tecnologia de verme compostagem, que tem como objetivo utilizar minhocas no processo de compostagem, ou seja, os animais comem o lixo e suas fezes são o húmus para este processo, fazendo com que estes resíduos se transformem num material semelhante ao solo, que pode ser utilizado como adubo. A vantagem desta ação é dar uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo.

O convite para a visita a Itanhaém aconteceu após a ida do assessor jurídico ambiental da Prefeitura, João Paulo de Barros Monteiro, a Portugal na semana passada, onde conheceu melhor esta tecnologia nas instalações da empresa Planeta Azul, localizada no Arquipélago de Açores, na Ilha de São Miguel.

“Lá, a usina já opera há um bom tempo nesse processo. A cidade é semelhante a Itanhaém por estar no litoral e ter as características do lixo parecidas com a do nosso Município, onde 75% são de lixo orgânico e 25% reciclável”, explica Monteiro. Ainda de acordo com ele, a visita ao país teve como objetivo buscar uma solução definitiva e efetiva para a questão do lixo na Cidade, que já vem de longas décadas.

Durante a reunião, também foi discutida uma eventual parceria com Itanhaém para a instalação de uma futura usina no Município. De acordo com o prefeito João Carlos Forssell, já estão sendo vistos alguns imóveis para ser dado o início da viabilidade ambiental. “Se tudo for favorável, poderemos ter uma usina aqui e acabarmos com a questão dos resíduos sólidos em nossa Cidade”, explicou Forssell.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém

http://itanhaem.dihitt.com.br/

Nenhum comentário:

Deixe registrada sua postura sobre o tema através de um comentário